Teses & Dissertações

Teses de Doutorado

Maria de Lourdes Teixeira Barros. O ensino de ciências nos anos iniciais e as políticas direcionadas à rede municipal de educação do Rio de Janeiro –2009 a 2016. 244 f. 2017. Tese (doutorado). Orientadora: Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza. 2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: < http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1311532_2017_completo.pdf> Acesso em 20 jun. 2017.

Alessandra Victor Rosa. Pesquisando a relação Educação Integral em Tempo Integral e Currículo no Brasil- período 2000-2012: o que revelam as pesquisas de mestrado e doutorado?. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza.

Jane Cordeiro de Oliveira. Os coordenadores pedagógicos de escolas da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro como mediadores das políticas curriculares.. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza.

Viviane Gualter Peixoto da Cunha. Trajetória da política de Ciclos na Rede Municipal de Niterói-RJ (1999-2012) Análise do processo de recontextualização do discurso pedagógico nos textos oficiais. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza.

Vania F. Leite. A Função da Coordenadora na Reinterpretação da Política Curricular: um estudo em Língua Portuguesa no 1o ano do ensino fundamental no município do Rio de Janeiro. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza.


Dissertações de Mestrado

Rosalina Pires da Luz Guimarães. O uso do caderno pedagógico de ciências em sala de aula no ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: desafios e tensões.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza.

Rafaela Bisacchi Oliveira. Uma experiência 'inovadora' na rede municipal de educação do Rio de Janeiro.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza.

Caroline Araújo Freitas da Luz Moraes. A educação parou. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza.

Luisa da Silva Kaufman Spíndola. O contexto da produção do texto e a atuação dos professores formuladores dos cadernos de História da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza.

Ana Cristina Prado de Oliveira. Política Pública e Prática Docente: quando e como dialogam no espaço escolar. A experiencia de uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza.

Jane Cordeiro de Oliveira. Um estudo sobre o Coordenador Pedagógico: sua identidade, seu trabalho e formação continuada no cotidiano escolar.. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza.

Cremilda Barreto Couto. Escola em Ciclos: o desafio da heterogeneidade na prática docente.. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza.