Projetos de Pesquisa

Em andamento


[2012-Atual] A atuação dos coordenadores pedagógicos nas escolas municipais do Rio de Janeiro frente às novas políticas avaliativas (FAPERJ/CNPq)

Apresentação: No Brasil, desde a década de 1990, propostas educacionais têm privilegiado a definição de conteúdos mínimos nacionais, a extensão do tempo de aprendizagem e a aplicação de avaliações externas visando à melhoria da qualidade. Essa qualidade tem sido medida basicamente pelo desempenho dos alunos, professores e das instituições através de avaliações externas gerando indicadores de eficiência e produtividade, como também instituindo rankings e competição entre redes e escolas. Esta pesquisa tem como foco o coordenador pedagógico como figura central nesse processo sendo responsabilizado por manter os professores envolvidos e empenhados em cumprir metas de desempenho estabelecidas por indicadores externos. Assim, o coordenador é peça chave na mediação entre Secretaria de Educação e os professores da escola exercendo funções pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento profissional do corpo docente e um trabalho político de implementação dos princípios da recente reforma curricular.

Link: Para mais detalhes clique aqui

Concluídos


[2012-2016] Casadinho PROCAD - Ação Transversal (MCTI/CNPq/MEC/CAPES)
[2007-2011] Currículo e prática na escola em Ciclos (FAPERJ/CNPq)
[2004-2006] Escola e Práticas de formação de professores
[2000-2003] Os professores e os conhecimentos escolares (CNPq)