Equipe

Coordenadora

Maria Inês Marcondes
Coordenadora do grupo

Professora Associada do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Rio (Mestrado e Doutorado). É pesquisadora e membro de associações de pesquisa como a ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) e a AERA (American Educational Research Association). É membro do Comitê Editorial da Revista Studying Teacher Education (Routledge/ Taylor and Francis Group) e Representante Nacional da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT).

Ver Currículo Lattes

Pesquisadoras associadas

Vania Finholdt Angelo Leite
Professora da UERJ

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - Faculdades Integradas de Uberaba (1987), mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2005) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Curso de Especialização de Educação Básica: Gestão Escolar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando na formação inicial e continuada de professores em escolas públicas e particulares.

Ver Currículo Lattes

Viviane Gualter Peixoto da Cunha
Professora da UERJ

Professora adjunta do Departamento de Estudos de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão (DEPAG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio (2013), onde atua no Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Cotidiano Escolar e Currículo/GEFOCC e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2008). Suas pesquisas tem se centrado nas seguintes temáticas: abordagens teórico-analíticas para pesquisas em políticas educacionais, reforma educacional e política de ciclos.

Ver Currículo Lattes

 

Doutoras

Alessandra Victor do Nascimento Rosa
Doutora em Educação – PUC- Rio

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica (2007) e mestrado em Educação, Cultura e Comunicação (2011). Doutora pelo curso de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e integrante do Grupo de Estudo Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar (GEFOCC), atuando principalmente nos seguintes temas: organização didática, alfabetização, ensino-aprendizagem e formação de professores.

Ver Currículo Lattes

Jane Cordeiro de Oliveira
Doutora em Educação – PUC- Rio

Doutorado concluído em abril de 2015 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com o título: "Os coordenadores pedagógicos de escolas da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro como mediadores das políticas curriculares". Concluiu mestrado em Educação Brasileira em 2009 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi coordenadora pedagógica em escola da rede pública municipal da Cidade do Rio de Janeiro no período de 2003 a 2011. Foi professora alfabetizadora de 1985 a 1997 e atuou como professora em turmas de 5º ano no período de 2014 a 2015. Atualmente trabalha como professora de Geografia em escola da rede pública municipal da Cidade do Rio de Janeiro.

Ver Currículo Lattes

Maria de Lourdes Teixeira Barros
Doutoranda em Educação – PUC- Rio

Professora de Ensino Básico. Atuou como professora regente e Coordenadora Pedagógica no Colégio Pedro II e, atualmente, ocupa nesta Instituição Federal de Ensino o cargo de diretora-geral do campus São Cristóvão I. Possui Graduação em Ciências Biológicas e Mestrado em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, desenvolve estudos, principalmente, nos seguintes temas: ensino nos anos iniciais, ensino de Ciências, políticas públicas. Tem publicações na área de Educação, ensino de Ciências e em Educação Ambiental. Atua na formação docente, ministrando cursos para professores dos anos iniciais.

Ver Currículo Lattes


Mestras

Rafaela Bisacchi Coelho Correa de Oliveira
Mestre em Educação – PUC- Rio

Possui graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Mestre em Educação pela PUC-Rio (2015). Atualmente é professora do primeiro segmento - Colégio Pedro II.

Ver Currículo Lattes

Rosalina
Mestre em Educação – PUC- Rio

Descrição ...

Ver Currículo Lattes

 

Doutorandas

Alessandra Ribeiro Baptista
Doutoranda em Educação – PUC- Rio

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica (2007) e mestrado em Educação, Cultura e Comunicação (2011). Atualmente, é doutoranda do curso de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e integrante do Grupo de Estudo Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar (GEFOCC), atuando principalmente nos seguintes temas: organização didática, alfabetização, ensino-aprendizagem e formação de professores.

Ver Currículo Lattes

Ana Karla Pereira de Miranda
Doutoranda em Educação – PUC- Rio

Mestre em Estudos de Linguagens (Linguística e Semiótica) pelo programa de pós-graduação Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso de Sul (UFMS). Graduada em Letras - Licenciatura - com habilitação em português, espanhol e suas respectivas literaturas pela mesma universidade. Autora do "Dicionário espanhol-português de expressões idiomáticas com nomes de animais". É professora do Curso Letras da UFMS no câmpus de Aquidauna. Ministra disciplinas da área de língua espanhola, prática de ensino de língua espanhola e estágio obrigatório em língua espanhola. Além disso, atuou como coordenadora de tutoria do curso de Letras da Coordenadoria de Educação a Distância da UFMS. Atualmente, é professora colaboradora do mesmo curso, atuando na área de língua espanhola e prática de ensino. Durante sua pesquisa de mestrado, elaborou um dicionário espanhol-português de expressões idiomáticas zoônimas, com bolsa de da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência na área de letras, com ênfase em língua estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (espanhol e inglês), formação de professores, fraseologia e fraseografia.

Ver Currículo Lattes

Cristina Spolidoro Freund
Doutoranda em Educação – PUC- Rio

Doutoranda em Educação na PUC-Rio, bolsista CAPES Proex, Mestre em Educação pela PUC/Rio. Especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do GEFOCC (Grupo de Estudos Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar), sob a Coordenação da professora Maria Inês Marcondes. Professora do Departamento de Primeiro Segmento do Colégio Pedro II. Participou do Núcleo de Orientação e Aconselhamento Psicopedagógico (NOAP) da PUC-Rio. Exerceu a função de coordenação de ensino no Colégio Sion. Foi professora do curso de Especialização em  Psicopedagogia, da Uni-IBMR.

Ver Currículo Lattes

Luisa Figueiredo do Amaral e Silva
Doutoranda em Educação – PUC- Rio

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), especialista em Arte e Cultura pela Universidade Candido Mendes e Mestre em Educação pela Unirio. Atualmente, é doutoranda do curso de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e integrante do Grupo de Estudo Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar (GEFOCC/PUC-Rio) e do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO). Atua na área de formação de professores, investigando os seguintes temas: Educação Integral e Tempo Integral, Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais, História da Educação brasileira e Arte/Educação.

Ver Currículo Lattes

Rosane Karl Ramos
Doutoranda em Educação – PUC- Rio

Bolsista CNPq. Mestre em Educação pela  Universidade Católica de Petrópolis (RJ).  Especialização em Orientação Educacional pela  Universidade Cândido Mendes (RJ). Bacharel em  Filosofia pela Universidade Federal do Rio de  Janeiro. Licenciatura em Inglês pela Universidade  Católica de Petrópolis. 1. Estágio sanduíche na  Universityof British Columbia, Canadá, sob a  orientação da Profa. Dra. Vanessa de Oliveira Andreotti – setembro de 2016 a março de 2017.

Ver Currículo Lattes

 

Mestrandos

Filipe Ferreira Martins
Mestrando em Educação – PUC- Rio

Possui graduação em Letras (Português/ Inglês) e especialização em Educação Básica (Língua Inglesa) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Possui também especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, pelo Centro Universitário Barão de Mauá/SP. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGE/ PUC-Rio) na linha de pesquisa 'Trabalho Docente, Currículo, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas'. Além disso, é professor docente I (Língua Inglesa) na Prefeitura Municipal de Itaboraí/RJ e na Prefeitura Municipal de São Gonçalo/RJ e aluno do curso de graduação tecnológica em Processos Gerenciais com ênfase em Empreendedorismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

. Ver Currículo Lattes

 

Graduandas

Juliana Dias da Silva
Graduanda em Pedagogia – PUC- Rio

Graduanda em Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC / CNPq.

. Ver Currículo Lattes