Capítulos de Livros

2015

MARCONDES, M. I.. Uma releitura da obra "Life in classroom”: uma contribuição para pensar os atuais desafios curriculares. In: MORGADO, J. C.; MENDES, G; MOREIRA, A. F.; PACHECO, J. A.. (Org.). Currículo, Internacionalização e Cosmopolitismo: desafios contemporâneos em contextos luso-afro-brasileiros. 1ed. San Tirso: De Facto, 2015, v. 1, p. 85-94.

2014

MARCONDES, M. I.. Trabalho Docente: desafios frente às novas políticas de sistemas apostilados na rede pública. In: LOPES, A.; CAVALCANTE, M.; OLIVEIRA, D.; HYPÓLITO, A.. (Org.). Trabalho Docente e Formação. Políticas, práticas e investigação. 1ed. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014, v. 1, p. 2786-2798.

MARCONDES, M. I.; MAINARDES, J. A. Etnografia Crítica: contribuições para a pesquisa em educação.. In: RAMALHO, B. L.; NUNES, C. P.; CRUSOÉ, N. M. de C.-. (Org.). Formação para a docência profissional: saberes e práticas pedagógicas. 1ed. Brasília: Liber Livro, 2014, v. , p. 185-211.

MARCONDES, M. I.; LEITE, V. F. . Formação de Professores e Trabalho Docente no Brasil: contexto, questões e desafios na atualidade. In: FLORES, M. A. (Org.). Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores: contributos internacionais. 1ed. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2014, v. 1, p. 153-170.

MARCONDES, M. I.; LEITE, V. F. . A Reconfiguração do Trabalho Docente no Brasil. In: FLORES, M. A.; COUTINHO, Clara. (Org.). Formação e Trabalho Docente: Diversidade e Convergências. 1ed.San Tirso: De Facto Editores, 2014, v. 2, p. 153-172.

MARCONDES, M. I.. As políticas educacionais e os impactos da sala de aula: desafios diante das novas políticas de sistemas apostilados na rede pública. In: CUNHA, C. ; SOUSA, J. V. ; SILVA, M. A. . (Org.). Faculdades de Educação e Políticas de Formação Docente. 1ed. Campinas: Autores Associados, 2014, v. 1, p. 125-141.

OLIVEIRA, J. C. ; MARCONDES, M. I. . A Prática Didática dos Professores e a Gestão Escolar sob o Impacto do Uso de Materiais Estruturados.. In: SALES, J. A. M. . (Org.). Didática e a Prática de Ensino na relação com a Sociedade. 1ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2014, v. 3, p. 828-838.

2013

MARCONDES, M. I.. Professores, Currículo e Didática: desafios frente às novas políticas de sistemas apostilados na rede pública.. In: FAVACHO, A. M. P.; PACHECO, J. A.; SALES, S. R. . (Org.). Currículo, Conhecimento e Avaliação: divergências e tensões. 1ed. Curitiba: C R V, 2013, v. 1, p. 137-153.

MARCONDES, M. I.. Teacher Education in Brazil. In: CRAIG, C.J.; MEIJER, P.C. ; BROECKMANS, J.. (Org.). From teacher thinking to teachers and teaching: the evolution of a research community. 1ed. Londres: Emerald Group Publishing Limited, 2013, v. 1, p. 305-319.

MARCONDES, M. I.. Perspectivas e limites do autoestudo: pesquisando o saber prático dos professores.. In: OLIVEIRA, I. A.; TEIXEIRA, E. . (Org.). Abordagens Teóricas e Construções Metodológicas na Pesquisa em Educação. 1ed. Belém: Editora da Universidade do Estado do Pará, 2012, v. 1, p. 1-182.

MARCONDES, M. I.; OLIVEIRA, A. C. . Novas Políticas Curriculares da SME do Rio de Janeiro; novos desafios para o coordenador pedagógico e os professores das séries iniciais.. In: PEREIRA, M. Z. C.; LIMA, I. de S. (Org.). Currículo e Políticas Educacionais em Debate. 1ed.Campinas: Alínea, 2012, v. 1, p. 137-150.

BERNARDO, E. ; SILVA, M. ; MARCONDES, M. I. ; ORTIGAO, M. I. ; MANDARINO, M. . Práticas Pedagógicas, Linguagens e Mídias: uma rede possível.. In: FONTOURA, H.; SILVA, M.. (Org.). Práticas pedagógicas, linguagens e Mídias; desafios à Pós-graduação em suas múltiplas dimensões. 1ed. Rio de Janeiro: ANPED Nacional, 2011, v. 1, p. 13-25.