Produções do Grupo

2017

MARCONDES, MARIA INÊS; FINHOLDT ANGELO LEITE, VÂNIA ; KARL RAMOS, ROSANE . Theory, practice and research in initial teacher education in Brazil: challenges and alternatives. European Journal of Teacher Education, v. 40, issue 3, p. 326-341, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/02619768.2017.1320389 Acesso em 21 jun. 2017.

MARCONDES, M. I.; LEITE, V. F. ; RAMOS, R. K.. Integrating Theory and Practice in Initial Teacher Education. In: ISATT 2017, 18th. Biennal Conference on Teachers and Teaching. MENA, J.; GARCÍA-VALCÁRCEL, A.; GARCÍA-PEÑALVO, F. J.; DEL POZO, M. M. (Edts). Search and research: teacher education for contemporary contexts. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2017. v. 1. p. 525-533. Disponível em: < https://ediciones.usal.es/wp-content/uploads/2017/07/978-84-9012-769-8.pdf>

MARCONDES, Maria Inês; FREUND, Cristina; LEITE, Vania Finholdt. Uma nova abordagem das políticas educacionais. Práxis Educativa, v. 12, n. 3, 2017 (Ahead of Print) Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9643/5577

LEITE, V. F. A.; FREUND, C. S. Possibilidades e limites da formação continuada na escola sob a orientação de política educativa performática. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 672-689, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p672>

FREUND, C. S.; OLIVEIRA, J. C.; SOUZA, M. I. G. M.; OLIVEIRA, R. B. C. C.; LEITE, V. F. A. Entre reforma e inovação: desafios didáticos   da coordenação   na   formação   continuada   docente   na   rede pública In: ENDIPE, 18., 2016, Cuiabá. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Anais eletrônicos... Cuiabá: UFMT. Instituto de Educação, 2017. v. único. p. 6855-6893. ISSN 2177- 336X Disponível em: http://www.ufmt.br/endipe2016/downloads/233_10091_36537.pdf Acesso em: 20 jun. 2017

FREUND, C. S.; SILVA, L. F. A. E.; MARCONDES, M. I.. A internacionalização do pensamento de Paulo Freire: influências sobre perspectivas curriculares e formação de professores na obra de Joe Kincheloe. In: Colóquio sobre questões curriculares, 12. /   Colóquio luso-brasileiro   de currículo, 8. / Colóquio luso-afro-brasileiro de questões curriculares, 2.., 2016, Recife. Anais eletrônicos.... Currículo, formação e trabalho docente, Eixo 8. Recife: ANPAE- Prefixo Editorial, 2017. Série 5, Versão revisada final. ISBN 978-85-87987-06-8   p. 251 – 259. Disponível em: http://www.coloquiocurriculo.com.br/diversos/Serie5.pdf Acesso em 20 jun. 2017

2016

FREUND, C. S.; OLIVEIRA, J. C.; MARCONDES, M. I..; OLIVEIRA, R. B. C. C.; LEITE, V. F. A. Entre reforma e inovação: desafios didáticos da coordenação na formação continuada docente na rede pública In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 18., 2016, Cuiabá: Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira: Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Educação, Cadernos de resumos: pôsteres e painéis, 2016. v. único. p. 284 - 285.

SILVA, J. D. ; MARCONDES, M. I. . Atribuições Do Coordenador Pedagógico Na Rede Pública Municipal Do Rio De Janeiro E Sua Atuação No Cotidiano Das Escolas: Um Estudo. In: XXIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUC/RIO, 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2016. v. 1. p. 1-7.

ROSA, A. V. ; MARCONDES, M. I. ; COELHO, L. M. C. C. . Educação Integral e(m) Tempo Integral: analisando as organizações curriculares apresentadas nas pesquisas publicadas entre os anos 2000 e 2012. Revista COCAR, Belém, v. 10, n. 20, p. 27-51, ago./ dez. 2016. Disponível em: <https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/962/622>

2015

MARCONDES, M. I.; OLIVEIRA, J. C. . Desafios da atuação mediadora do coordenador pedagógico frente às atuais políticas curriculares no cotidiano de escolas municipais na cidade do Rio de Janeiro.. In: I ENCUENTRO LATINO AMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 2015, Guarulhos-SP: UNIFESP. Anais..., 2015. v. 1. p. 1-25.

CUNHA, V. G. ; MARCONDES, M. I. ; LEITE, V. F. . Formação da Identidade do Professor no Cenário das Políticas Locais de Centralização Curricular: Limites e Possibilidades. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 13, p. 683-710, 2015.

MARCONDES, M. I.; OLIVEIRA, J. C. . A Atuação Mediadora do Coordenador Pedagógico frente às atuais políticas curriculares no cotidiano das escolas municipais na cidade do Rio de Janeiro. Revista Cocar, v. 9, p. 9-35, 2015.

2014

PEIXOTO, V. G. ; MARCONDES, M. I. . Desenvolvimento de discursos de políticas educacionais ao longo do tempo: subsídios epistemológicos para análise do processo de recontextualização em textos oficiais. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 9, p. 503-530, 2014.

MARCONDES, M. I.; OLIVEIRA, J. C. . O Cordenador Pedagógico como Mediador das Políticas Curriculares.. In: XI COLOQUIO / VII COLOQUIO LUSO -BRASILEIRO/ I COLOQUIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 2014, BRAGA. Braga: Universidade do Minho, Universidade Católica de Petrópolis, Universidade Pedagógica de Moçambique. Anais.., 2014. v. 1. p. 2671-2678.

MARCONDES, M. I.; OLIVEIRA, J. C. . O Impacto do Uso dos Cadernos de Apoio Pedagógico no Trabalho Docente na Visão dos Coordenadores.. In: CONGRESSO ISATT 2014, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA SOCIEDADE DE APRENDIZAGEM, 2014, Braga. Atas... Braga: Universidade do Minho-ISATT, 2014. v. 1. p. 1402-14011.

LEITE, V. F. A.. O papel da coordenação na formação continuada na Escola de Leitores. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 19, p. 47-55-55, 2014.

2013

MARCONDES, M. I.. Articulando pesquisa e prática na formação inicial dos professores. Educação em Perspectiva (Online), v. 4, p. 134-150, 2013.

MARCONDES, M. I.. Por que Paulo Freire tornou-se um autor internacional de currículo?. In: VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 2013, Recife. Anais..., 2013. v. 1. p. 1-17.

MARCONDES, M. I.; SILVA, V. M. C. . A atuação do coordenador pedagógico nas escolas. In: I ISATT INTERNATIONAL CONFERENCE ON TEACHER EDUCATION, 2013, Uberaba. I ISATT International Conference on Teacher Education. Anais... Uberaba: Universidade do Triangulo Mineiro, 2013. v. 1. p. 1-7.

MORAES, C. L. ; MARCONDES, M. I. . Currículo e Autonomia Docente: Discutindo a ação do professor e as novas políticas de sistemas apostilados na rede pública de ensino. Currículo sem Fronteiras, v. 13, p. 451-463, 2013.

LEITE, V. F. A.. Garantir o direito à educação sob a lógica performática: um estudo na Escola de Leitores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 13, p. 669-685, 2013.

2012

MARCONDES, M. I.; LEITE, V. F. ; OLIVEIRA, A. C. P. de . Reforma e recontextualização das políticas: o papel dos coordenadores pedagógicos nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 12, p. 185-207, 2012.

MARCONDES, M. I.; OLIVEIRA, A. C. . O Coordenador Pedagógico, os Professores das Séries Iniciais e as Novas Políticas Curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2012, Campinas. Araraquara: Junqueira&Marin Editores. Eixo Políticas Educacionais e Impactos na Escola e na Sala de Aula, 2012. v. 1. p. 1211-1222.

2011

LEITE, V. F. ; MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, A. C. . Reform and Recontextualization of Policies: the role of supervisors in Brazilian public schools.. In: INTERNATIONAL STUDY ASSOCIATION OF TEACHING AND TEACHING, 2011, Braga. Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Eixo: Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Educational Policies, 2011. v. 1. p. 314-322.

Produções que dialogam com o grupo

MARCONDES, M. I.; FLORES, M. A. . O auto estudo e as abordagens narrativo-biográficas na formação dos professores. Educação (PUCRS. Impresso), v. 37, p. 297-306, 2014.

MAINARDES, J. ; MARCONDES, M. I. . Reflexões sobre a Etnografia Crítica e suas Implicações para a Pesquisa em Educação. Educação e Realidade, v. 36, p. 425-446, 2011.

TURA, M. L. ; MARCONDES, M. I. . O mito do fracasso escolar e o fracasso da promoção automática. Cadernos de Educação (UFPel), v. 20, p. 95-118, 2011.

MARCONDES, M. I.; LEITE, M. S. ; LEITE, V. F. . A pesquisa contemporânea em Didática: contribuições para a prática pedagógica.. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 305-334, 2011.

MARCONDES, M. I.. Relating Self- Study to Life History: a new approach to the study of teaching practice.. In: INTERNATIONAL ASSOCIATION OF TEACHERS AND TEACHING, 2011, Braga. Back to the Future: legacies, Continuities and Changes in Educational Policy, Practice and Research. Braga: Editora da Universidade do Minho, 2011. v. 1. p. 322-329.